
Ouvia falar da estação da CP e das suas ligações ao Porto e a Espanha. Nunca dei importância a este factor, excepto quando já com outra idade, necessitei deste transporte para efectuar viagens até Freixo de Numão. Nesta altura meu pai prestava serviço na GNR da Mêda e este era o transporte mais directo até esta localidade. As locomotivas a carvão (vapor), a entrada da mesma nos diversos túneis escavados nas rochas, o fumo a entrar pelas janelas abertas, tudo isso são recordações do passado e de que me recordo com saudade.
Vem esta introdução a propósito da prespectiva de reabertura da linha que se encontra encerrada desde 1990. Se se confirmar, trata-se de uma mais valia para uma região que engloba dois patrimónios mundiais: O Douro vinhateiro e as gravuras do Côa. O desenvolvimento turístico da região agradece até pelo facto da mesma linha férrea ter ligação à provincia espanhola de Salamanca. Há que congregar esforços dos dois lados da fronteira e avançar com este projecto turistico que vai beneficiar não só os habitantes da região como todos os turistas que nos visitam e que assim ficam a conhecer uma das mais belas paisagens deste Portugal profundo.
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, na pessoa do seu Presidente, Sr. Dr. António Edmundo, está de parabéns pela aposta feita na revitalização da linha e na requalificação do cais de Barca d'Alva.
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