sábado, 28 de março de 2009

A MINHA RUA



Quando me perguntam onde nasci, respondo sempre que foi na Rua de Canta la Rana, em Almofala. Interiorizei esta resposta e não sei responder de outro modo. Sempre o ouvi da parte dos mais idosos e é assim que o vou transmitir aos mais novos. Nunca liguei às placas colocadas na rua e que alteraram a toponimia para Rua Dr. Marques de Andrade. Também nunca me preocupei em saber quem foi esta personagem tão importante e cuja relevância se pretendeu destacar com a atribuição do seu nome a uma das ruas mais carismáticas de Almofala.

Há toponimia em Almofala que nunca mudou nem vai mudar e que ficará perpetuada na memória dos almofalenses. Exemplo disso são o Bairro Torino, a Sentinela, as Eiras, o Campo, etc. Outros há que, aos poucos, as pessoas se vão habituando a novas designações. "A Casa da Escola" passou a Bairro de S.Sebastião. Talvez a demolição da escola que ali existia tivesse contribuido para esta mudança.

Em relação à Rua de Canta la Rana, a minha preplexidade é ainda maior quando um arruamento adjacente ostenta o nome de "Travessa de Canta la Rana". Como é que pode haver uma travessa de uma rua que não existe?
Não quero ferir susceptibilidades nem exercer pressões sobre quem quer que seja. Contudo e como reflexão, coloco esta questão para que haja debate e, se assim for o entendimento das entidades competentes, se possa restaurar o verdadeiro nome de uma das ruas mais conhecidas em Almofala.

Sem comentários: