sábado, 24 de janeiro de 2009

BLOGOSFERA



Entrei neste mundo por mero acaso. Ouvia falar na comunicação social da existência de blogues e não tinha a mínima ideia da sua essência. A curiosidade aguçou-me o apetite. Consultei alguns blogues e gostei do modo como os assuntos são tratados segundo a prespectiva dos autores. Nalguns deles, ao lê-los com muita atenção, verifiquei que as minhas ideias eram em sentido oposto. No entanto, apesar das divergências de ideias, existe debate. Não concordo e comento educadamente o assunto, dando a minha opinião, baseando-a em factos constatados e experiência adquirida ao longo da vida. Outros há que nem merecem resposta tal a "ordinarice" de conteúdo.

Neste momento, após vários meses de experiência, equiparo um blogue a uma casa construída com muito amor e carinho, de portas abertas, sempre pronta a receber as visitas.

É assim o meu blogue. Graças a Deus, tenho na minha casa os melhores visitantes. As visitas que sempre desejei.

Outros blogues há que não são assim. Refiro-me concretamente àqueles visitantes que, aproveitando-se da figura do "anónimo", tratam de ofender tudo e todos. Se o autor do artigo fala em "alhos" essas figuras "mal educadas" comentam em "bugalhos".

O simples facto de entrar num blogue e exprimir um comentário é merecedor de ali deixarmos a nossa impressão digital assinando com o nosso nome o livro de visitas. Só assim seremos dignos de ser consideradas visitas desejadas.

Tenho visitado alguns dos blogues existentes na cidade onde exerço a minha profissão (Elvas). Os assuntos tratados são pertinentes e merecedores de comentário. Como atrás referi, podemos não concordar com eles, mas assiste-nos o direito de discordar educadamente. Mas não. O que se verifica é um "disparatar" de comentários ofensivos, de crítica destrutiva, quase sempre motivada por causas políticas e efectuados por "gente" anónima.

Se o comentário efectuado por um "anónimo" for de elevado nível (cultural e educativo), poder-se-à considerar que o seu autor é uma pessoa tímida. Agora se o comentário tiver o único intuíto de ofender, temos o direito de considerar este "anónimo" como uma pessoa cobarde.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.