sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SÁBIAS PALAVRAS DO CARDEAL PATRIARCA DE LISBOA



Tem razão o Cardeal Patriarca de Lisboa, D.José Policarpo, quando afirma ser "muito díficil" o diálogo com os muçulmanos. Na minha opinião só peca por tardio. Há muitas diferenças e algumas delas com uma certa profundidade entre as culturas católica e muçulmana. Alguma imprensa sensacionalista tentou levar estas sábias palavras para um contexto que não aquele em que foram inseridas.

Como católico compreendo tais palavras e agradeço a D.José Policarpo a coragem que teve em as proferir. São assim os bons lideres espirituais. Deviam ser assim os bons lideres políticos.

Entre outras coisas, D.José Policarpo, disse: "Só é possível dialogar com quem quer dialogar. Por exemplo, com os nossos irmãos muçulmanos o diálogo é muito difícil", "Estão a dar-se os primeiros passos, mas é muito difícil porque eles não admitem sequer (a crítica)", " a verdade deles é única e é toda", " Pensem duas vezes antes de casar com um muçulmano. Nem Alá sabe onde é que acabam".

E mais, deu como exemplo um problema que se passou em Colónia, na Alemanha. A catedral foi cedida por empréstimo à comunidade muçulmana para uma cerimónia no Ramadão. Após o empréstimo, a comunidade muçulmana não abdicou da Catedral tendo sido necessária a intervenção policial. "Os muçulmanos têm uma visão da sua religião em que o sítio onde se reunem para rezar fica na posse deles. É o sítio onde Alá se encontrou com eles, portanto, mais ninguém pode rezar naquele sítio".

Há, acima de tudo, uma necessidade de diálogo inter-religiões. Se ele não existe, penso não ser culpa da Igreja Católica.

Que Deus o abençoe, D. José Policarpo.

Sem comentários: