
Já aqui me pronunciei sobre um prédio urbano em estado de degradação bem no centro de Almofala e cuja cobertura ameaça ruír.
Já propus a sua aquisição por parte da autarquia e a sua transformação em museu do ferrador. Sempre teria uma utilidade e serviria para preservar uma arte já desaparecida, pelo menos em Almofala.
Pensei melhor. Continuaria a ser Museu, mas de todos os ofícios. Seria bonito de ver artigos agrícolas e das artes e ofícios expostos no mesmo local.
Claro que o apoio de todos seria imprescindível. Se cada um de nós doasse ao museu uma peça que fosse, daquelas que estão arrumadas nos sotãos à espera de apodrecer, seria um contributo valioso para esta iniciativa.
Pela minha parte, estarei na disposição de oferecer os artigos que possuo e que eram do meu avô. Apenas colocarei em cada um dos artigos que vou doar uma pequena etiqueta metálica que perpetue a memória dos meus antepassados.
Dir-me-ão que comecei a casa pelo telhado. É verdade. Já estou a idealizar e ainda não possuimos o espaço. Mas o que mais custa é começar. A boa vontade vai chegar.
Seria como que preservar um livro da nossa história que se está a rasgar página a página.
Vá lá Srs. políticos, proponham isso nos vossos programas eleitorais. Os Almofalenses agradeceriam.
Sem comentários:
Enviar um comentário