sábado, 16 de janeiro de 2010

ONDE PARAM AS PROMESSAS

Assisti à última fase da campanha eleitoral para os orgãos autárquicos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mais precisamente em Almofala.
Apenas uma lista se apresentou a sufrágio, patrocinada pelo PSD. No comício de encerramento efectuado na sede da Junta de Freguesia, perante centenas de testemunhas que lotavam por completo o espaço, o ex-candidato e actual Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, prometeu algumas iniciativas para Almofala. Algumas delas com um certo grau de prioridade dado estar em causa as necessidades prementes da população, como por exemplo a regularização do abastecimento de água aos locais mais elevados de Almofala.
Passaram-se alguns meses desde a sua tomada de posse. E nada. Nem rumores.

«Pode-se enganar todas as pessoas durante algum tempo; pode-se até enganar algumas pessoas durante o tempo todo; mas não é possível enganar todas as pessoas durante o tempo todo».
Abraham Lincoln

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SÓ FALTAVA ESTA


HOJE É DIA DE VERGONHA NACIONAL. DIREI MESMO LUTO.

Foi dado o passo que faltava para o abismo. A principal célula da Sociedade, A FAMÍLIA, foi seriamente beliscada com a aprovação pela Assembeia da República (com os votos a favor do PS, PCP, PEV e BE) do casamento entre homosexuais.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TRANSPORTE DE DOENTES



É do senso comum à entrada de um novo ano formularem-se desejos. Já aqui expressei os meus. Desejei saúde para todos. Sabemos que isso é impossivel. Então e aqueles que já se encontram enfermos? E aqueles que embora não se encontrem doentes padecem de uma das vicissitudes da vida - a velhice?

Almofala é uma freguesia rural em que a maioria da sua população é de idade avançada. Para se recorrer ao apoio médico é necessária uma deslocação ao Centro de Saúde ou Hospital em Figueira de Castelo Rodrigo.

Tratando-se de doentes acamados, essa deslocação é mais problemática pelo facto de ter de se recorrer aos Bombeiros Voluntários ou ao serviço de táxi.

Os transtornos seriam bem menores se existisse na freguesia uma ambulância ao serviço da população, ambulância esta que estaria na dependência da Junta de Freguesia ou da Associação Cultural Desportiva e Social Almofalense.

É função do Estado fornecer estes meios. Torna-se contudo necessário haver vontade por parte dos eleitos locais para exercerem "pressão" junto de quem de direito.

Mesmo que não haja uma comparticipação total da viatura sempre se arranjariam uns "trocos" com um peditório ao nível da freguesia. Tenho a impressão que para este fim existiriam ofertas muito "generosas".

Não sei qual o impacto deste meu artigo no seio da comunidade Almofalense. No entanto, este seria o primeiro passo para esta iniciativa.

Desde já me coloco à disposição para fazer parte na angariação de fundos para este fim.

Outros que avancem.